domingo, 15 de setembro de 2013

Sorteio de Livros da Paulus



A Editora Paulus disponibilizou os seguintes títulos da lavra do Prof. Dr. Manfredo Araújo de Oliveira, que serão sorteados entre os participantes inscritos no I. Simpósio Cearense de Filosofia do Direito:

  1. Ética, Direito e Democracia

2.ª Edição, Editora Paulus, 2010, 400 p.
J. Habermas exprime sua compreensão da situação histórica nova com a ideia de que está em formação uma "sociedade mundial", globalizada, porque os sistemas de comunicação e de mercado produziram uma conexão global. A globalização cindiu o mundo e ao mesmo tempo, o obriga, enquanto comunidade de risco, a uma ação cooperativa. Que tipo de sociedade nova é está que constitui o desafio fundamental de uma reflexão ético-política em nossos dias? É possível definir uma ética para a sociedade-mundo e uma teoria de direitos iguais e universais? O ponto de convergência entre o comunitarismo e a reação do liberalismo às suas teses é precisamente a tese historicista e relativista da dependência cultural das normas morais fundamentais. Esta posição pode ser considerada representativa das orientações hegemônicas do pensamento contemporâneo e levanta para a filosofia um grande dilema, com o qual este livro pretende confrontar-se.


  1. Antropologia filosófica contemporânea

Subjetividade e inversão teórica.
1.ª Edição, Editora Paulus, 2012, 288 p.
A concepção da subjetividade e da liberdade que dizem respeito à questão central da antropologia filosófica – “que é o ser humano?” – voltou a ser uma pergunta fundamental na antropologia filosófica contemporânea. Podemos distinguir pelo menos três grandes direções na consideração dessa problemática: o fisicalismo, cuja característica central é a importância decisiva dada às ciências no tratamento de uma concepção do ser humano; as filosofias da finitude, vertentes nas quais o ser humano será visto exclusivamente como existência concreta no mundo, na sociedade e na história; e finalmente o pragmatismo, que se pauta pela concepção correspondencial de verdade pela análise semântica de expressões linguísticas. É a partir dessas correntes que o livro, dividido em duas partes, pretende esmiuçar os princípios da antropologia filosófica.


  1. A religião na sociedade urbana e pluralista

1.ª Edição, Editora Paulus, 2013, 368 p.
Os intérpretes de nosso tempo têm muitas discordâncias a respeito da determinação do lugar ocupado ou a ser ocupado pelo fenômeno religioso no novo contexto de uma sociedade fundamentalmente urbana e pluralista, autônoma em relação à tutela do religioso, alicerçada numa racionalidade técnico-científica e marcada por inúmeras crises. Uma coisa, contudo, parece deter grande aprovação: a afirmação de que a análise do fenômeno religioso é um elemento imprescindível para uma compreensão adequada das sociedades da modernidade tardia. O religioso se tornou um componente essencial da cena geopolítica mundial. Tudo indica que se pode falar de um impulso novo e de um florescimento não esperado do fenômeno religioso no mundo de hoje, marcado por características próprias e por uma enorme diversidade que, porém, pode fazer do religioso algo indeterminado e ambíguo no contexto dessa nova situação histórico-social.

Inscrições/Informações: filosofiadodireito2013@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário