Procedimentos
para Apresentação e Avaliação dos Trabalhos
1.
Avaliação dos trabalhos:
Os
trabalhos, na íntegra, serão submetidos à seleção e avaliação
realizadas pelo Comitê Científico do I. Simpósio Cearense de
Filosofia do Direito.
2.
Procedimento:
Os
trabalhos científicos para avaliação deverão ser submetidos
exclusivamente pela Internet, até as 24h (horário oficial de
Brasília) do dia 31
de agosto
de 2013. Antes da submissão, um dos autores deve estar inscrito
no evento,
o que pode ser feito através do e-mail:
filosofiadodireito2013@gmail.com.
Após a
inscrição,
o autor poderá submeter o trabalho por meio do mesmo
endereço de e-mail acima referido,
obedecendo as normas específicas do formato dos trabalhos. O artigo
a ser submetido deve estar no formato “pdf”. Veja como converter
seu arquivo para PDF. Os trabalhos deverão ser enviados com
a inclusão de todos os autores do trabalho e
os
dados de filiação institucional.
Cada
autor poderá inscrever no máximo 3 (três) trabalhos, sendo que a
contagem do número de trabalhos não distingue autoria de
co-autoria. Ressalva-se que cada trabalho deverá ser inédito e que
o mesmo não poderá ser apresentado em mais de uma área temática.
O número máximo de autores nos trabalhos é 3 (três).
É
importante observar as instruções de formato dos trabalhos, pois
previamente será realizada uma avaliação dos conteúdos,
verificando o cumprimento da formatação exigida. Não serão
aceitos arquivos infectados com vírus.
3.
Prazos para envio dos trabalhos completos:
Até 06 de
setembro de 2013 – Envio dos trabalhos completos.
4.
Tipos de trabalhos a serem aceitos para o I. Simpósio Cearense de
Filosofia do Direito:
Trabalhos
científicos, Projetos, Artigos, Monografias, Dissertações, Teses,
Relatos de experiência, Laboratórios, Comunicações e Posteres.
4.1
Formas de apresentação dos trabalhos:
Os
trabalhos poderão ser apresentados na Forma de Comunicação oral
(15 minutos) ou Poster (10 minutos), e a escolha deverá ser indicada
no formulário de submissão de Trabalho quando do envio.
4.2
Normas de padronização para o trabalho:
Todos
os trabalhos a serem apresentados devem contemplar as exigências das
Normas de Apresentação Tabular do IBGE e das seguintes normas da
ABNT:
NBR 6022:2003 –
Informação e documentação: artigo em publicação periódica
científica impressa. Apresentação;
NBR 6023:2002 –
Informação e documentação: elaboração de referências;
NBR 6024/2012 –
Numeração progressiva das seções de um documento;
NBR 6028:2003 –
Resumo (Tipo Informativo);
NBR 10520:2002 –
Informação e documentação: citações em documento Apresentação.
4.3
Trabalhos técnico-científicos, relatos de experiência e resumos
expandidos
4.3.1
Formato
a)
os trabalhos técnico-científicos deverão conter de 9 a 15 páginas,
incluindo anexos, tabelas e gráficos;
b)
os relatos de experiência deverão conter de 7 a 10 páginas,
incluindo anexos, tabelas e gráficos;
c)
os resumos expandidos deverão conter de 2 a 4 páginas, incluindo
anexos, tabelas e gráficos;
d)
digitado em papel tamanho A/4, na versão 6.0 ou posterior do editor
de texto Word for Windows, fonte Arial, 12;
e)
tabelas e gráficos na mesma versão (fonte Arial, corpo 11);
f)
entrelinha e espaçamento de 1,5 cm;
g)
margens superior e esquerda de 3 cm; margens inferior e direita de 2
cm;
h)
paginação: inserir número de páginas no rodapé com alinhamento
ao lado direito;
i)
notas: devem ser colocadas no rodapé;
j)
cabeçalho: a margem superior centralizada deve possuir um cabeçalho
com a seguinte frase: I. Simpósio Cearense de Filosofia do Direito.
A letra deve ser Arial, tamanho 10;
k)
título: deve estar na primeira linha da primeira página.
Centralizado, letra Arial tamanho 12, em negrito, primeira letra em
maiúscula e demais letras em minúscula;
l)
resumo: duas linhas abaixo do título, o resumo deve ser no próprio
idioma do trabalho, com no máximo 250 palavras. Deve-se utilizar
texto com fonte Arial, tamanho 12, com espaçamento entre linhas
simples.
m)
palavras-chave: Uma linha abaixo do resumo, devem ser informadas as
palavras-chave, no mesmo idioma do artigo. Sugere-se a apresentação
de três palavras-chave a cinco palavras, com primeira letra de cada
palavra em maiúscula e o restante em minúsculas, separadas entre si
pelo ponto final (.).
n)
área Temática: uma linha abaixo das palavras-chave, deve ser
informada a área temática do artigo.
o)
títulos das seções: os títulos das seções do trabalho devem ser
posicionados à esquerda, em negrito, numerados com algarismos
arábicos (1, 2, 3 etc.). Deve-se utilizar texto com fonte Arial
tamanho 12,em negrito. O título da primeira seção deve ser
posicionado duas linhas abaixo da área temática.
p)
corpo do texto: o corpo do texto deve iniciar abaixo do título das
seções, deixando entre eles uma linha em branco. O corpo de texto
utiliza fonte Arial, tamanho 12, justificado na direita e esquerda,
com espaçamento entre linhas 1,5 cm e entrada de parágrafo
(primeira linha) de1,25 cm, exatamente como este parágrafo.
-
No caso do uso de listas, o marcador disponível deve ser alíneas
(letras: a), b), c) … ou 1., 2., 3. …);
q)
nomes dos autores: deverá haver identificação dos autores no
trabalho;
r)
as citações longas (mais de três linhas), as notas de rodapé, as
legendas das ilustrações e/ou tabelas, resumo, palavras chaves e a
área temática devem ser digitadas com espaçamento simples;
s)
as referências devem ser digitadas com espaço simples e e separadas
entre si por um espaço em branco simples, conforme NBR 6023:2002;
t)
os títulos das seções devem ser separados do texto que os sucedem
por um espaço em branco de 1,5 cm;
u)
os títulos das subseções devem ser separados do texto que os
precedem e que os sucedem por um espaço em branco de 1,5 cm.
4.3.2
Comunicação oral:
15 minutos de
exposição para os trabalhos científicos, dando prioridade ao
problema da pesquisa, à metodologia e aos resultados obtidos.
15 minutos para
os relatos de experiência, podendo o autor utilizar, em sua
apresentação, slides, filmes, posteres.
Após a
apresentação de cada trabalho, a plateia terá 5min para perguntas.
Nota:
O local do evento dispõe de computador com datashow e projeção de
vídeo.
5.
Resumos expandidos para apresentação em posteres
5.1
Elementos
Os
resumos expandidos devem incluir os seguintes elementos:
a)
Introdução: apresentar de forma sucinta o tema abordado, a questão,
o problema, a justificativa, os objetivos do trabalho e as principais
pesquisas publicadas sobre o(s) assunto(s);
b)
Materiais e Métodos: apresentar de forma sucinta os materiais e
métodos utilizados, tais como: método empregado, população e
amostra, técnicas, instrumentos e procedimentos de coleta dedados e
procedimentos de análise;
c)
Resultados Parciais/Finais: apresentar de forma sucinta os resultados
pretendidos e/ou obtidos até o momento;
d)
Considerações Parciais/Finais: apresentar de forma sucinta as
reflexões realizadas até o momento, os aspectos relevantes sobre o
trabalho e as recomendações que se façam necessárias;
e)
Referências: apresentar os trabalhos dos autores citados no texto,
conforme NBR 6023.
5.2
Apresentação
O
poster será em formato digital, arquivo.ppt (PowerPoint 97-2003 ou
posterior), com, no máximo, 10 (dez) slides.
Deverá
ser auto-explicativo, contendo no primeiro slide: nome do evento;
título do trabalho; nome(s) do(s) autor(es), por extenso; nome e
sigla da instituição de origem; nome da cidade, do estado, do país
e seus respectivos endereços eletrônicos.
Duração
da projeção do poster
A
projeção durará 10 minutos.
Sobre
o apresentador:
O
apresentador deverá ser necessariamente um dos autores do trabalho,
conforme indicado no sistema de submissão do Evento e deverá ficar
ao lado de seu trabalho enquanto ele estiver sendo projetado, dando
oportunidade para os autores dos resumos expandidos interagirem com
os interessados em sua contribuição.
Entrega
do arquivo: A Secretaria do Evento estará recebendo os arquivos a
partir das 8h do primeiro dia do evento.
Confirmação
de presença do apresentador:
No
dia de sua sessão, o apresentador deverá comparecer no local de sua
apresentação para assinar a lista de presença. O apresentador que
não comparecer terá sua apresentação cancelada.
Horário
de realização da apresentação:As apresentações serão
realizadas pontualmente no horário marcado, conforme indicado no
site do evento.
6.
Aceitação dos trabalhos:
A
Coordenação Geral do I. Simpósio Cearense de Filosofia do Direito
encaminhará comunicado de aceitação dos trabalhos para os
respectivos autores.
Os
autores de trabalhos selecionados devem confirmar sua participação
mediante inscrição no I. Simpósio Cearense de Filosofia do
Direito, para que os mesmos possam ser incluídos no programa oficial
e nos anais, conforme instruções on-line do sistema de inscrição.
Os
trabalhos apresentados por autores colaboradores ou por outra pessoa,
deverão antecipadamente, apresentar na Secretaria do Simpósio,
carta do autor principal com o nome da pessoa responsável pela
exposição do mesmo.
Inscrições/Informações:
filosofiadodireito2013@gmail.com
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